O pódio, em 2009

O pódio de 2009: Picasso,
Com o mercado de arte convalescido em 2009, os Tops do mundo do leilão totalizam muito menos do que em anos anteriores. Regulares no ranking Top 10 como Pablo Picasso, Andy Warhol, Alberto Giacometti, Edgar Degas ou Claude Monet  obtiveram receitas anuais inferiores em comparação com 2008.
Enquanto Picasso e Warhol aparecem com freqüência no pódio anual, é a primeira vez que um artista chinês chegou a tais alturas.

1º - PABLO PICASSO recuperou seu lugar em 2009, apesar de perder 54% do seu total de 2008.
2º - ANDY WARHOL mudou de um passo no Top 10, apesar de um total anual abaixo de 55% em 2009 e uma taxa de vendas de 33% para o ano.
3º - QI BAISHI  - Por um momento fugaz Qi Baishi foi promovido ao posto de "mais caro artista moderno chinês", destronando os mais quentes contemporâneos como Yue Minjun, Yifei Chen e Zhang Xiaogang. No entanto, no mesmo dia, o velho mestre chinês, Wu Bin - um especialista em paisagem que trabalhou sob a dinastia Ming - arrebatou o título quando seu afresco de quase seis metros de largura afresco intitulado "Eighteen arhats" alcançando cinco vezes mais do que seu preço estimado.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site