Coluna Kátia Velo: ABACH realiza exposição em homenagem à Primavera (São Paulo/SP)


A Academia Brasileira de Arte , Cultura e História – ABACH (av. Morumbi, 5.594 – entre a Ponte Morumbi e o Palácio do Governo, São Paulo, SP), tem como principais propósitos promover a arte, incentivar novos talentos, organizar exposições e abrir espaço para a divulgação da cultura e da história brasileira.
A ABACH está sob a direção de Samir Chelala e coordenação de Waldireni Morais Chelala com sede no Pólo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi um lindo local para a arte, cultura , eventos e entretenimento. Em janeiro, a artista Katia Velo participou da exposição PARABÉNS SÃO PAULO promovida pela ABACH em homenagem ao aniversário da cidade, realizada no Novotel Jaraguá São Paulo Conventions - Espaço Cultural Clóvis Graciano. Em julho a artista fez uma visita a Casa da Fazenda. “Fiquei encantada com o local, tem uma área verde lindíssima e a construção remete-nos a uma outra época, tão bucólica, cheia de nostalgia. Além disso, o contato profissional com o casal, Wal e Samir, transformou-se em amizade e admiração”, declarou a artista.

Na última quarta-feira, dia 1º. de setembro, aconteceu a abertura da exposição “Homenagem à Primavera”, a artista plástica , colunista e professora Katia Velo foi uma das convidadas. Participam também Ana Maria Bittar , Cris tina Lisboa , Darcy Rossi, Laert Lorando Jr., Marcio Labate, Mirthes Bernardes, Nilce Miele, Rogério Romanek, Sandra Honors, Samuel das Chagas, Simone Kestelman e Vera Spada.

A exposição permanecerá aberta para visitação até dia 16 de setembro.


INFORMAÇÕES:
Academia Brasileira de Arte , Cultura e História
Telefones: 11- 2836-3082 /11-7317-4160
Celular: 11-8019-5104
E-mail: abachsw@ig.com.br



Casa da Fazenda
Construída em 1813 pelo regente do império Pe. Antonio Feijó seu terreno foi presente de D. João VI ao grande produtor inglês de chá, John Rudge, que se encarregou de transformar a região do Morumbi na primeira fazenda de cultivo do produto no Brasil. Depois dele, famílias tradicionais habitaram a casa, como a Diederichsen, Muller, Transmontano e outras. O casal Francisco e Maria José de Carvalho Ramos, que viveram ali durante quatros anos, até 1978, foram os últimos moradores.

Pelo seu significado histórico, a propriedade serviu de cenário para várias produções cinematográficas, como os filmes: “Sinhá Moça”, de Tom Payne, rodado em 1952, “A Moreninha” e “Beto Rockfeller”, de Oliver Perroy e “A Nova Primavera”, de Franco Zefirelli que ainda será lançado.

Parte da verba usada na restauração do imóvel foi agraciada junto à iniciativa privada, com base na lei de Incentivo a Cultura ( Lei Rouanet). Idealizado pelos diretores da ABACH, Prof. Michel Chelala e Roberto Oropallo, o projeto tem a curadoria de Fábio Porchat.

O casarão reserva também preciosos detalhes, alguns tão antigos quanto a casa, como o teto trançado e as janelas com grade de ferro na senzala que chega a ter 1,40 m de largura em suas paredes de pedra. Outros, mais recente, como o teto do salão no térreo, que foi minuciosamente pintado à mão pelo artista Carlos Machado. Os motivos retratam fielmente a tapeçaria de uma porta de sacristia de 1850.

O projeto de decoração interna ficou a cargo de Gilberto Pacheco. Com todo o conforto e estruturas atuais, a casa resgata o estilo inglês da época, com poltronas de couro e tecido e móveis de influência napoleônica.


ABACH
ABACH é uma entidade cultural sem fins lucrativos conforme Decreto Federal número 4.858, em desenvolvimento desde 1910, de quando datam seus primeiros registros. Seus principais objetivos estão relacionados à promoção da Cultura da História Pátria e dos valores fundamentais da nossa sociedade.

Nos anos 50 e 60, homens como Afrânio de Mello Franco, José Honórario Rodrigues, Luiz Câmara Cascudo e Dante de Layatano desenvolveram significativa programação promovendo a História do Brasil. A partir de 1987, quando da comemoração de seus 30 anos de exercício efetivo, reorganizou suas atividades e passou a promover eventos, com o objetivo de estreitar a convivência de historiadores, artista, profissionais liberais e empresários, fazendo desta uma contribuição direta ao desenvolvimento da realidade cultural do país. A ABACH, com o projeto assinado pela arquiteta Elsa Wolthers, restaurou todo o imóvel e o engenheiro Antonio Gorios foi responsável pela obra .

Desde a sua fundação entre as décadas de 50 e 60, a ABACH participou de inúmeras ações e eventos que exaltam e valorizam os atributos de nossa história como o tombamento e restauração da Casa de Marechal Deodoro (em Alagoas), organizou a solenidade do Bicentenário do nascimento de Dom Pedro I, a leitura de documentos históricos no Museu da Casa Brasileira, exposição na Fundação Maria Luiza e Oscar Americano e uma visita à Imperial Fazenda Morro Azul ( em Iracemápolis, Limeira ). A ABACH também desenvolveu trabalhos em outros países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Portugal.

Katia Velo
Katia Velo (1966), paulistana, reside em São José dos Pinhais (RMC) é bacharel e licenciada em Letras pela Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo/SP, possui cursos de especialização em educação pela USP - Universidade de São Paulo e especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP - Escola de Música e Belas Arte s do Paraná. Katia Velo assina as colunistas culturais do GuiaSJP, Inconfidencial, Arte Paranaense colunas impressas nos jornais Correio de Notícias e colaboradora do Jornal horaH. Associada à APAP/PR (Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná), faz parte do grupo de artistas visuais do CACEV ( Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato ). A artista possui em seu currículo 13 exposições individuais, além de participações em Salões e mais de 50 coletivas nacionais e internacionais como no XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira – Varsóvia/Polônia, Frankfurt/Alemanha e Viena/Áustria; 3ª e 4ª Muestra Internacional de Arte Postal Ciudad de Ceuta/Espanha; Fundácion Romulo Raggio, Buenos Aires/Argentina. PRINCIPAIS - Exposições individuais: SESC Centro, Curitiba/PR; APAP/PR – Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná, Curitiba /PR; MAC – Museu de Arte s de Cascavel/PR; Galeria Municipal de Arte de São José dos Pinhais/PR; Sesc Água Verde, Curitiba/PR. Exposições coletivas: ABACH (Academia Brasileira de Arte , Cultura e História), São Paulo, SP; Estação Sé do Metrô em São Paulo/SP, Espaço Frans Krajcberg, Solar do Barão, Solar do Rosário em Curitiba/PR. Participações em Salões: XI Salão de Arte s Graciosa Country Club, - Curitiba / PR, Salão Primavera Clube Concórdia - Curitiba / PR, Mostra Paranaense de Arte s Visuais 2006 – São José dos Pinhais / PR. Prêmios em Salões de Arte : XXXII - Salão de Arte de Franca/SP e VI Mostra de Arte s Unimed, Ponta Grossa; Menção Honrosa, III e V Salão de Verão Galeria Mali Villas-Bôas, São Paulo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
K A T I A V E L O artista visual , colunista, professora e assessora de comunicação www.guiasjp.com/katiavelo www.inconfidencial.com.br link Katia Velo www.cn10.com.br cel.: 55 41 8408-6452

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site