Tempo de edificar, por Lya Alves



TEXTO: Esdras 3:2
"...e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na lei de Moisés, o homem de Deus".

O exílio é um forte símbolo na Bíblia . Quando se fala em história de Israel as coisas costumam ser classificadas em pré-exílicas e pós-exílicas. O “exílio” é um dos divisores de águas no Antigo Testamento. Em seu primeiro ano como governante de Babilônia, Ciro autorizou os judeus a subir a Jerusalém para reconstruir o templo de Deus. Assim, restauração é a palavra-chave do livro de Esdras: é o momento da  reconstrução do templo.  A construção levou cerca de 20 anos. O templo é então inaugurado com grande alegria e com sacrifícios apropriados. 

Vejamos algumas questões sobre “edificar o altar”.

1 - Edificar

A palavra usada em Esdras 3 para "edificar" em hebraico, é bãnâ : construir, edificar, reconstruir. E refere-se a casas, construções, cidades, torres, altares,

· Refere-se a aumentar a descendência, construir uma família. Em Gênesis 16:2, Sara diz que será edificada por Agar. Raquel e Lea edificaram a casa de Israel. O casamento por levirato foi instituído para que a casa, ou seja, a família, pudesse ser edificada( DT.25:9).

· É sinônimo de estabelecer ; estabelecer a descendência (2 Sm 7:13) (Sl 89:4,5).

· É antônimo de destruir (harats – Jeremias 1:10 e Salmo 28:5). Este antônimo é importante porque é uma destruição realizada por Deus. Edificar em Esdras, não é uma edificação qualquer, não é uma edificação feita por homens, como a Torre de Babel, ou Sodoma e Gomorra, é uma edificação feita por Deus.

· Edificar também pode ser projetar, forma, imagem, semelhança. Davi deu a Salomão a Tabnit (modelo) que Deus mostrou no monte. O tabernáculo deveria ser feito de acordo com a tabnit (modelo, projeto) que Deus mostrou no monte.

· Deus pode aceitar ou rejeitar altares. E conseqüentemente, o sacrifício. As estruturas criadas pelos homens são julgadas por Deus como boas ou más de acordo com a conformidade com o caráter e propósito divinos. Deus aceitou os altares de Noé, mas rejeitou os de Arão, e de Roboão. O mesmo vale para cidades: Tiro era uma cidade linda, Samaria era construída com pedras lavradas e ornamentadas com marfim, mas foram destruídas por seus pecados. Com construções orgânicas como relacionamentos é a mesma coisa.

2 - Altar

2.1 – Altar: Local de oferta

Aprendi por repetição que altar é local de sacrifício. Mas na realidade, é local de oferta. Que pode ser ou não sacrifício. Josué edificou um altar que não era “nem pra holocausto, nem para sacrifício”( Josué 22:11,26).

A Bíblia menciona: Altar de pedra; altar de madeira e bronze; altar de madeira e outo; altar de terra; altar ilegítimo associado a postes-ídolos e aos altos. diferentes Existem diferentes tipos de altar porque existem diferentes tipos de sacrifício.

· No Altar de pedra Josué renovou a aliança em memória.

· No altar de madeira e bronze Moisés recebeu instruções, era o altar do holocausto.

· No altar de madeira e ouro, havia sangue e incenso perfumado, que ficava no lugar santo, de frente pra cortina sagrada.

· No altar de pedra, Elias tomou 12 pedras e edificou o altar e restaurou a adoração.

Diferentes altares para propósitos diferentes.

Diferente altar para diferente oferta.

Se pretendemos edificar o altar, devemos conhecer a vontade de Deus com relação a oferta. Muitas vezes nos sacrificamos e fazemos da nossa vida congregacional um sacrifício só: nos esforçamos para ir a todos os cultos, a todos os eventos na igreja, a cumprir a programação, nos esforçamos pra ser os mais falantes na escola dominical, os mais agitados pentecostais, os melhores leitores da Bíblia, mas tudo que Deus quer é um coração quebrantado. Precisamos ouvir a Deus antes de ofertar.


2.2 – Altar: Local de sacrifício, louvor, quebrantamento, misericórdia, obediência e conhecimento de Deus.

Historicamente falando, a centralização do culto no sacrifício acabou produzindo um ritual centralizado nos animais no altar. Deus teve que adverter seu povo que queimar gordura e derramar sangue não conquistavam automaticamente seu favor.

“Obedecer é melhor do que sacrificar” – 1ª Samuel 15:22

“Quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” – Oséias 6:6

“Oferece a Deus sacrifício de louvor e paga ao Altíssimo os teus votos” – Salmo 50:14

“Sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e moído não desprezarás, ó Deus” – Salmos 51:17

Gratidão e quebrantamento são considerados sacrifícios que honram a Deus ainda no Antigo Testamento.


2.3 – O culto ao sacrifício

Não devemos cultuar o sacrifício. Devemos cultuar a Deus. O culto ao sacrifício exclui a graça, o descanso, a paz, e a liberdade. Também não devemos requerer dos outros o sacrifício que é requerido de nós. Paulo deixou bem claro que os gentios não precisavam ser circuncidados como os judeus. Dos judeus é requerida circuncisão. De nós não. Não devemos impor sacrifícios a ninguém. É como oferecer a cruz a outra pessoa. Oque Deus pediu a você não pediu necessariamente a outros, oque ele deu a você não deu necessariamente a outros. Se você deseja fazer um jejum, ótimo, problema seu. Não mate sua família de fome. Se você deseja virar noites em vigília, não cobre isto de mais ninguém. E não pense que isto o fará mais espiritual.a sua obediência a Deus o fará mais espiritual.
Quando cultuamos o sacrifício, estamos enganados e prosseguimos equivocadamente achando que pelo nosso sacrifício, Deus nos abençoará. Começamos a colocar o sacrifício à frente dos princípios e propósitos de Deus. Descuidamos da família, do trabalho, dos estudos, para realizar sacrifícios a Deus - como se os fins justificassem os meios. Para Deus não é assim. Ele se importa com os meios e com nossa vida. Jesus disse: “De que adianta o homem salvar o mundo inteiro e perder a si mesmo?”


3 – A edificação da casa através de um incircunciso

No novo templo, tudo foi diferente. A restauração começa com Ciro, um incircunciso.
O templo era tão diferente do que os judeus estavam acostumados que alguns riram de alegria, enquanto outros choraram de tristeza porque ele era não era igual.

Se vamos edificar o templo, precisamos:

- ouvir os planos de Deus;

- restaurar o altar conforme o projeto (tabnit) Dele e não segundo nossas expectativas;

- entregar a oferta que Ele deseja no momento e não q que foi preestabelecida por sistemas ou homens.
Devemos estar abertos ao mover de Deus através das pessoas. Ciro era incircunciso. Mas o templo foi restaurado porque ele permitiu. Provavelmente porque a edificação do templo sempre tem relação com salvação. Alguns estudiosos defendem que através de Ciro Deus estava deixando claro que queria que a salvação fosse universal.

Deus usa quem ele quer para edificar a sua vida. Sua parte é apenas profetizar a glória de Deus como fez Ageu. Não cabe a você vigiar quem entra ou não no processo, quem é santo ou quem não é santo:

“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. Salmos 127:1

 
Quando Ciro emitiu o decreto dando completa liberdade a qualquer judeu que queria retornar para a sua terra para reedificar a casa de Deus, só uns poucos o fizeram. Mais de um milhão de judeus viviam então na Babilônia, mas só cinqüenta mil retornaram com Zorobabel. Depois houve um segundo retorno com Esdras, e em seguida um terceiro no tempo de Neemias.

A primeira coisa que os retornados tornaram a colocar foi o altar. O altar é um local de oferta, que hoje pode ser de morte, sacrifício, louvor, quebrantamento, misericórdia, obediência, ou de conhecimento de Deus.

Talvez você precise morrer pra si mesmo, precise mais cruz na sua vida. Talvez deva ter menos opinião. Tem um ditado que diz que “é melhor ser feliz do que ter razão”. Vai ver, você está tendo muita razão ultimamente. A cruz não é só para as coisas ruins, é pra nossas melhores intenções também. Tem um ditado que diz que "de boas intenções o inferno está cheio".

De repente você precisa ofertar mais louvores. Louvar mais vezes ao dia, ou talvez com mais intensidade. Adoração não é apenas cantar. Tem a ver com prostração, com gratidão. Quem adora não olha circunstâncias.

Talvez você precise se abrir mais com Deus, abrir seu coração, falar com Ele. Ou exercer a misericóridia. Ter mais compaixão. Começar a experimentar o perdão. Ser mais perdoador. Os fariseus se sentiam tão puros que estavam sempre dispostos a apedrejar quem não estivesse segundo os padrões deles. Por fim, apedrejaram Jesus. Até onde você vai com tanto sacrifício? Será que você já não está apedrejando pessoas por aí? Que tal menos ativismo e mais comunhão? Apenas ouvir mais a voz de Deus, passar mais tempo com Ele. Obedecer a voz dele e os projetos dele pra sua vida. Oque você anda fazendo com os projetos de Deus pra sua vida? Você está fazendo sua parte?Ás vezes sua parte é trabalhar, mas ás vezes pode ser descansar. E pode ser muito mais difícil descansar do que trabalhar. O templo levou 20 anos, se o plano de Deus na sua vida levar 20 anos e tudo que você tem a fazer é descansar, então é melhor se preparar pra adorar.

Quando o templo ficou pronto, uns se alegraram, mas outros choraram de tristeza. Embora faltasse ao novo templo a glória do templo de Salomão, ele cumpriu sua finalidade, em harmonia com a vontade divina. Não constava mais ali o esplendor material. O novo templo não era comparável ao templo dos dias de Salomão. Os sacrifícios de touros e ovelhas não representaram nem um por cento dos sacrifícios oferecidos no templo de Salomão. Nenhuma glória semelhante a nuvens encheu a casa posterior, como se deu na anterior, tampouco desceu fogo da parte de Deus para consumir as ofertas queimadas. Mas foi acerca deste templo que Ageu profetizou: “a glória da segunda casa será maior do que a primeira”. E a afirmação dele foi verdadeira, porque foi neste templo que, séculos mais tarde,  Jesus Cristo entrou e se assentou na cadeira do Messias e ensinou seus discípulos(João 8:2).
As coisas podem não sair como você gostaria, mas  se você edificar (sua vida, sua casa, sua família, seus projetos) com o conselho de Deus, Jesus estará nisso com você.

Em Cristo,
Lya alves













0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site