Notícias do Corujão, entrevista no Jô Soares, hoje!


Nesta sexta feira, 16/12, vai ao ar no programa do Lô, tv Globo e CBN, a entrevista com o corujão e os vários projetos e incentivo ao prazer da leitura. assista e divulgue.


 O corujão firmou suas estacas no Bar do Beto, em Ipanema, durante esta temporada. esta semana contamos com a presença do mestre Jorge Ben Jor. Foi uma noite linda, alegre, harmoniosa e de plena poesia. Com o som bem localizado e uma programação que privilegia a poesia, a leitura , os diálogos e as canções num clima intimista e bem semelhante ao da saudosa livraria Letras&Expressões Leblon, onde começamos . O corujão acontecerá no Bar do Beto em todo o período do verão, todas às terças, na rua Farme de Amoedo, 51, quase esquina com a rua visconde de pirajá, emipanema, das 22h às 5h da madrugada, garantido a nossa tradição de única vigília semanal de poesia da américa.entrada franca e microfone liberado. O espaço é tombado pelo patrimônio histórico e foi todo restaurado. Está lindo e pronto para as artes!!!

Agenda corujão:
Todas as terças, em Ipanema, no horário e no endereço descritos acima.
Só voltaremos às atividades na barra da tijuca na segunda quinzena de janeiro/2012.

Niterói:

09/01/2012 - corujão da poesia e da música-universo da leitura em Niterói- edição especial em homenagem aos poetas e músicos que celebram o verão. Conversa Fiada restaurante, na praia de São Francisco, das 20h30m às 3h. entrada franca e microfone liberado.


O C orujão é única vigília semanal de poesia, literatura, música e outras manifestações artísticas no continente americano. Um projeto de extensão e cultura da Universo. Nos encontros não há roteiros prévios e o protagonismo é do público que ocupa livremente o microfone. Tem como compromisso fundamental a disseminação do prazer da leitura e a inclusão do objeto livro em quaisquer locais por onde passam ou são solicitados.
Seguem as fotos dos corujões. créditos de Vitor Vogel:
Fotos do corujão desta semana:
Ipanema
fotos do Corujão da barra da tijuca:
Fotos do Corujão de Niterói:
Fotos da Festa dos 6 anos do Corujão:
https://picasaweb.google.com/110317212518235474790/20111122CorujaoDaPoesiaEmIpanema6Anos
Saiba tudo sobre o Corujão:

Com o nosso abraço, os cumprimentos da Comunidade Acadêmica da UNIVERSO, os agradecimentos à Secretaria de Estado de Educação, à DINISA e o carinho inventivo de toda a CORUJADA e do MESTRE JORGE BEN JOR, Curador e Padrinho do nosso MOVIMENTO.
João Luiz de Souza.
Assessor de Cultura da UNIVERSO.
Coordenador Executivo do Corujão da Poesia e da Música-Universo da Leitura e Programa Bibliotecas Solidárias.

SEGUE UM TEXTO PARA REFLEXÃO:
HIEROFANTE
Anna Maria Dutra de Menezes de Carvalho.
HIEROFANTE- seria uma pessoa sabedora de mistérios e ciências.
Todos os povos, sem exceções, carregam o estigma inquietante de uma não compreensão ao Todo. A própria ciência estabelecida e as religiões professadas são falíveis à uma certeza absoluta. A ciência se diz um conjunto de conhecimentos baseados em princípios certos, mas, a palavra “princípio” define o momento que se faz alguma coisa pela primeira vez, é um começo, uma estrada, um exórdio; ou seja, um preâmbulo que traduz rodeio ou mesmo cerimônias ( com várias interpretações), é um prólogo – pequeno ato no drama representado por 1 só personagem antes da peça propriamente dita.
A ciência estuda o mundo, não o funda. E para viver o mundo é preciso fundá-lo. E o mundo, segundo São João no Apocalipese, foi fundado pelo Verbo.
Se a ciência é a realidade das coisas fora de nós, a Poesia é a sua realidade dentro de nós. O gênio da nossa língua é o dom especial que ela tem de traduzir o sentimento saudoso da natureza animada e inanimada. O poeta (citando Teixeira de Pascoais) é o escultor da Pátria- escultor espiritual, é o revelador, o criador do seu carácter. É por intermédio dos poetas que o gênio popular se vai fixando em figura viva, cada vez mais perfeita.
O poeta recebe um dom que, às vezes, ele nem sabe administrar.
Ovídio, que compôs os “Tristes” em Ode menos conhecida, fala da inveja dos poetas entre si e não só e, o mal que aflige as circunstâncias no banir um poeta, porque, com ele vão-se as musas, as deidades, a inspiração que se esparge no em torno, pois, o poeta transporta o criativo.
No partir do poeta, afasta-se a magia que ele traz ao todo- e tudo volta ao dantes, talvez, apetecido, mas, pouco definido...
Zeus no Olimpo se aflige ao tempo da ausência dos poetas ameaçando: “se me faltarem para me louvar, faltarão adoradores e um Deus não sobrevive sem eles”.
Agamenmon prefere um reino pequeno a admitir a futurologia do poeta Magelion e, seu reino é absorvido pelos que cresceram em torno...
“Nas mãos do poeta
Magras e vividas
Os estorvos da vida
Os mistérios de Creta.”
Ah! A Grécia e sua poesia latente que já bailava no Egito e nos povos primordiais. A poesia revela o divino no homem, o credencial de um Espírito.
Usufruir deste mistérios magnífico e potente que nos permite dar vida a mensagens etéreas é deslumbrante e alentador! Em poemas estão contidas muitas das principais obras da história. Às vezes o poeta ultrapassa a própria linguagem e invade uma metafísica misteriosa – e se torna profético.
Daí a proposta do termo HIEROFANIA ao Poeta.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site