Posts da semana no site do PIPA


PIPA - Prêmio Investidor Profissional de Arte
Posts da semana no site do PIPA


Jan 06, 2012 01:00 pm | PIPA
A fábrica Bhering foi desativada em 1990, porém as máquinas de fazer chocolate nunca saíram do prédio. Com isso, a artista Maria Eugênia Lima Baptista decidiu criar instalações com peças que ela já tinha, mantendo as máquinas do jeito que foram deixadas: " Por elas serem muito antigas e estarem paradas, sem funcionar , eu achei que seria interessante usar peças, que eu ja tinha inclusive, para criar essas instalações." Este é o primeiro da série de vídeos especiais que apresentaremos aqui no site. São histórias ligadas à arte, cujos temas surgiram durante os dois anos de realização dos vídeo-entrevistas para o PIPA. Os autores dos três melhores comentários, de cada vídeo, serão premiados, cada um, com dois catálogos do PIPA. Valem apenas os comentários deixados aqui no site, no post do respectivo vídeo. Comente sobre o vídeo "A Fantástica Fábrica de ..." e concorra a catálogos do PIPA!

Jan 06, 2012 12:00 pm | PIPA
O vídeo especial sobre o "Inabilismo" irá ao ar a partir do dia 22 de Janeiro. O movimento chamou atenção da equipe através do vídeo de Ivani Pedrosa em 2010 , onde a artista conta sobre o movimento, relembrando que ela e seus amigos eram considerados inábeis por não terem aptidão para desenho, pintura ou escultura. Os vídeos do PIPA buscam estimular e contribuir para o debate e a reflexão sobre a arte, e por isso vamos premiar os autores de nove comentários (três para cada vídeo) escolhidos pela equipe do PIPA. Os autores dos comentários selecionados receberão, cada um, dois catálogos do PIPA.

Jan 06, 2012 09:30 am | PIPA
A Capacete Entretenimentos convida para sua "Universidade de Verão", as inscrições vão até dia 07 de Janeiro. O EMDASH Award permanece com inscrições até dia 09 de Janeiro. Veja também a agenda cultural (com eventos no Brasil e no exterior) de todos os envolvidos nestas duas edições do PIPA. Clique aqui para ver a agenda completa.

Jan 06, 2012 09:25 am | PIPA
A exposição fica em cartaz até 22 de janeiro de 2012. O MAM-Rio está aberto de terça a sexta, das 12h às 18h; e sábados, domingos e feriados das 12h às 19h. Saiba mais.

Jan 06, 2012 09:23 am | PIPA
Vídeo instalação e instalação sonora que dão forma à questão dos “mortos em e sem confronto”, no meio das ações policiais armadas na cidade do Rio de Janeiro, em nome de uma política de pacificação (2007/2011). Curadoria Luiz Camillo Osorio. Até 15 de janeiro de 2012. A exposição (+10) conta com três obras inéditas do artista Jorge Emmanuel, feitas especialmente para o foyer do MAM. Serão apresentadas a instalação “(+9)”, o objeto luminoso “(+1)” e a ocupação espacial sonora “Salto”, em colaboração com o artista Bruno Jacomino.

Jan 06, 2012 09:20 am | PIPA
Durante três semanas em Janeiro e Fevereiro de 2012 Capacete transformará um sobrado no bairro de Gloria, Rio de Janeiro, para acolher a Universidade de Verão: uma escola gratuita e experimental de arte e pensamento composta por um ciclo de 6 workshops e 3 apresentações de convidados especiais. O programa contará ainda com 2 jornadas de workshop e apresentações em São Paulo: a convite do Instituto Goethe de São Paulo Benjamin Meyer-Krahmer e Manuel Raeder discutirão suas práticas com os alunos inscritos. Clique aqui para mais informações.

Jan 06, 2012 09:15 am | PIPA
O Prêmio EMDASH está aberto aos artistas que vivem fora do Reino Unido, que estão até cinco anos de se formar no curso de graduação ou pós-graduação ou com menos de 35 anos de idade. O Prêmio EMDASH faz parte do programa Projetos Frieze, produzido por Frieze Foundation, apoiado pela Fundação EMDASH e apresentada em colaboração com Gasworks.O destinatário terá a oportunidade única de apresentar seus trabalhos na Frieze Art Fair 2012 para uma audiência internacional significativa. Além disso, o prêmio irá cobrir os custos de produção de até R$ 10.000, taxa de um artista, diárias, despesas de viagem e uma residência no Gasworks estúdio em Londres de agosto a outubro de 2012.

Jan 06, 2012 09:10 am | PIPA
O Instituto Tomie Ohtake realiza esta coletiva, com o intuito de comemorar os seus dez anos de existência, com artistas cujas trajetórias notabilizaram-se desde 2000, como: André Komatsu e Jonathas de Andrade, finalistas PIPA 2011, Cinthia Marcelle, finalista PIPA 2010, Rodrigo Braga, indicado ao PIPA 2011, a artista Lia Chaia, indicada ao PIPA 2011 e Marilá Dardot, indicada ao PIPA 2010 e 2011. Este recorte de nosso passado-presente imediato, os primeiros do século XXI, traz cerca de 50 artistas signatários dos mais variados suportes, temáticas e origens. Clique aqui para saber mais.

Jan 06, 2012 09:05 am | PIPA
O laboratório curatorial convida jovens curadores a submeterem projetos de exposições. O pré-projeto deve incluir artistas representados por, pelo menos, quatro diferentes galerias participantes da 8 edição da SP-arte. Cada curador deve enviar um texto com 500 palavras contando sobre a mostra para o email: laboratorio@sp-arte.com até dia 27 de Janeiro, clique aqui para saber mais.

Jan 06, 2012 09:00 am | PIPA
A vencedora do PIPA 2011, Tatiana Blass está em cartaz com a exposição “Acidente”. Na sua primeira individual em Portugal, Tatiana apresenta pinturas, esculturas e vídeo. Metade da fala no chão – Piano surdo, é o registo da performance-instalação apresentada na 29ª Bienal Internacional de São Paulo. O vídeo mostra um pianista a executar peças de Frederic Chopin num piano de cauda. Enquanto ele toca, dois homens derramam cera derretida dentro do piano. Conforme a cera endurece e mais cera é jogada, o pianista vai tendo mais dificuldade de executar as peças, até as teclas pararem de funcionar e não ser mais possível tocar.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site