MundiArt - International Exhibition of Contemporary Art - Casa França Alemanha

Pluralismo Religioso
As duas primeiras manifestações culturais foram, historicamente, o trabalho e a religião. Tudo era ritual. Foram necessários milhares de anos e profundas transformações histórico-sociais para que hoje tenhamos atividade cultural autônoma dotada de valor e significado próprio. Não foi por acaso que o artista passou a ser visto como gênio criador inspirado, indivíduo excepcional que cria algo fora do comum: o artista recebia seu dom dos deuses e para os deuses. Walter Benjamin fala sobre a dimensão religiosa das artes, que conferiu às obras de arte a aura. A arte tinha como finalidade sacralizar e divinizar o mundo. Mesmo quando a arte deixa de ser parte da religião para se tornar autônoma, não perdeu seu encanto, nem sua magia. Os 7 artistas em exposição na Casa França-Alemanha, apresentam seu trabalho sem medo de perder sua fé em meio ao discurso, mas deleitando-se na possibilidade do diálogo. O cenário democrático da Modernidade possibilita o desenvolvimento das condições que permitiram aos sujeitos reivindicarem o direito à diferença. O pluralismo religioso opõe-se á concentração de poder, e à intransigência. Portanto, se há uma proposta de diálogo religioso, sem a pretensão de torná-la um inofensivo instrumento de ideologias, sentemo-nos a mesa e participemos do banquete.
Lya Alves
Religious Pluralism
The first two cultural events historically, are work and religion. Everything was ritual. It took thousands of years and profound historical-social activity that we have made cultural autonomous endowed with value and meaning. It is no coincidence that the artist was seen as a creative genius inspired, exceptional individual who creates something extraordinary: the artist received his gift of the gods and the gods. Walter Benjamin talks about the religious dimension of the arts, which has given the art aura. The art's purpose was to sacralize and deify the world. Even when art ceases to be part of religion to become autonomous, has not lost its charm nor its magic. The 7 artists on display at the France-Germany, present their work without fear of losing their faith in the midst of speech, but delighting in the possibility of dialogue. The scenario of democratic modernity enables the development of conditions that allowed the subject to claim the right to difference. Religious pluralism is opposed to the concentration of power, and intransigence. So if there is a proposal for religious dialogue, without the intention of making it a harmless tool of ideology, let us sit down to table and to share the feast.
Lya Alves








































































































































































































































































































Lya Alves

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