Dia Rosa, o dia da sua mamografia anual é uma campanha que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento. E, para marcar o seu lançamento em Natal, a madrinha potiguar, Cláudia Gallindo, promoveu uma palestra com a oncologista Karla Emerenciano, no auditório do Shopping Midway Mall.
Cláudia Gallindo informou que uma das metas deste trabalho é conscientizar a sociedade de que, a partir dos 40 anos, toda mulher tem direito de fazer sua mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Inclusive, este foi um dos temas abordados pela oncologista que esclareceu. "Desde o ano passado uma lei federal garante o direito a uma mamografia por ano para mulheres acima dos 40 anos de idade. A lei existe, mas o acesso a esse serviço na rede pública ainda não é o ideal", disse Karla Emerenciano.
No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer - Inca estima que, este ano, serão registrados cerca de 50 mil casos de câncer de mama, o mais prevalente entre as mulheres. A oncologista também apresentou números alarmantes, como a previsão de que em 2010 cerca de 540 mulheres terão a doença em Natal. "E hoje já existem 1,2 mil pacientes se tratando do câncer de mama na Liga Norte-riograndense contra o câncer", afirmou.
Ela disse ainda que a incidência da doença aumenta consideravelmente em mulheres acima de 40 anos e é a segunda causa de morte entre mulheres de 40 a 59 anos. "A cada hora são diagnosticados cinco novos casos de câncer de mama no Brasil", concluiu.
Leia mais no site: http://www.mulherconsciente.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!