Não podemos escrever a história da arte de um país se não iniciarmos por suas regiões, verificando as peculiaridades que contribuem para compor o todo. O levantamento histórico permitiu que se conhecesse e divulgasse o trabalho persistente de artistas na cidade de São Leopoldo, região e estado.
O Grupo iniciou seu trabalho com a intenção de divulgar e comercializar as obras de seus integrantes. Teve, entretanto, em sua caminhada, uma mudança significativa de atitude. Ampliando sua atuação, abriu espaço à produção de novos e consagrados artistas, apoiou instituições beneficentes em seus programas, estabeleceu parcerias com poder público, escolas e empresas. Organizou e participou de workshops, como jurado em salões de outras instituições e outras tantas atividades paralelas cujo objetivo maior fosse o de difundir as artes de um modo geral. Foi um casamento por interesse que se transformou num casamento por amor.
Criado num momento em que os espaços de arte na cidade quase desapareciam, merece destaque a união dos 15 artistas fundadores. Houve um despertar cultural na cidade que se ampliou na formação de espaços e hábitos. Foi capaz de "pintar uma obra" em cores locais que servirá de testemunho do que ocorre em artes plásticas no Vale dos Sinos.
O livro Arte 15-15 Anos relata a história do Grupo e destaca a obra dos diversos artistas que o integraram, bem como arquitetos parceiros, com currículo e fotos de suas obras. Organizado por Edi Daudt e Suzane Wonghon, tem como editora a Casa Leiria.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!