Grupos de Niterói selecionados no Prêmio Rio Sóciocultural 2011



    Foram anunciados os 10 finalistas do Prêmio Rio Sociocultural 2011. O Grupo Teatro Novo, que promove oficinas de teatro para portadores de deficiência intelectual (portadores de Síndrome de Down e autistas) em Niterói e no Rio está entre os finalistas e foi contemplado com R$ 3mil. Em março, serão anunciados, durante uma cerimônia de premiação,os cinco vencedores, que receberão mais R$ 5 mil cada. Também foram contemplados com notebooks e certificados Sebrae cinco pontos de cultura de destaque, entre eles o projeto Orquestra de Cordas da Grota, também de Niterói. A cidade ainda está representada no projeto Cordel Com a Corda Toda, que apesar de ser realizado na Baixada Fluminense, surgiu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de umagraduanda em Produção Cultural da UFF.
     
     
    Ações de Niterói ganham destaque no Prêmio Rio Sociocultural 2011
     
    Em sua terceira edição, o Prêmio Rio Sociocultural já é sucesso  absoluto entre os projetos socioculturais no Estado do Rio de Janeiro. Prova disso são as 320 ações inscritas, um recorde em relação às edições anteriores. E mais: com as inscrições deste ano, o Prêmio atingiu a meta de participação dos 92 municípios fluminenses ao longo destes três primeiros anos. A cidade de Niterói está representada pelo finalista Grupo Teatro Novo e pelo projeto Orquestra de Cordas da Grota, selecionado como Ponto de Cultura de destaque. Os dez finalistas da edição 2011 foram escolhidos por uma comissão formada por representantes das instituições parceiras do Prêmio.
     
    As dez ações selecionadas são: Projeto Mestre Fantoche Escola, de Macaé, Oficinas Grupo Teatro Novo, de Niterói, Cordel com a Corda Toda, de Nova Iguaçu, Livro no Ponto, de Petrópolis, Educando e Musicalizando São Sepé, de Pinheiral, Lona na Lua, de Rio Bonito, Mandala dos Saberes – Uma tecnologia Social, do Rio de Janeiro, Projeto 5 Visões – Formação Técnica em Audiovisual (P5V), do Rio de Janeiro, Projeto Dançarte, de São Fidélis, Plantando Ideias, Colhendo Soluções, de São José de Ubá. Os cinco Pontos de Cultura vencedores foram Formação em Gestão Cultural Compartilhada, de Petrópolis, Plantando Ideias, Colhendo Soluções, de São José de Ubá, Mandala dos  Saberes – Uma Tecnologia Social e Na Boa Companhia, do Rio de Janeiro,e Orquestra de Cordas da Grota, Multiplicando Talentos, de Niterói.
     
     
    Orquestra de Cordas da Grota
     
    A cerimônia de premiação será realizada em março, no Rio de Janeiro. Os dez projetos finalistas serão contemplados com R$3mil e os cinco   vencedores ganharão mais R$5mil cada. Serão distribuídos também Notebooks e certificados especiais Sebrae para os cinco Pontos de Cultura de destaque.
     
    O Prêmio Rio Sociocultural foi criado com o objetivo de valorizar, divulgar e promover ações que contribuam para o crescimento social,para a autoestima das comunidades e que gerem trabalho, renda, cidadania e fortalecimento da identidade fluminense. Por conta disso, as ações participantes devem ser soluções simples, inovadoras e que dispensem grandes investimentos. Devem ter também potencial multiplicador para outras cidades, e ainda incluir segmentos culturais marginalizados, valorizar grupos culturais locais, e promover o desenvolvimento sustentável. “O Prêmio representa um estímulo as boas práticas de inclusão social”, observa a presidente do Rio Solidário, Daniela Pedras.
     
    O Prêmio Rio Sociocultural conta com patrocínio da Ceg Rio e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e apoio do Sebrae.
     
     
    FINALISTAS
     
    Cordel com a Corda Toda - Nova Iguaçu
    Idealizado com o objetivo de levar cordelistas para dentro das escolas, com o foco no resgate da cultura popular, o projeto é realizado há um ano e meio em três escolas municipais de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. No bairro da Prata, ele é realizado em uma igreja e em uma associação, abrangendo também alunos de escolas estaduais e particulares. No total, atende a 500 crianças. “A meta é chegar a 600 alunos e atender outros municípios como Caxias, Queimados e São João de Meriti. A região conta com uma grande população de imigrantes nordestinos, que se identificam com a cultura do cordel”, diz a idealizadora do projeto, Priscila Seixas.
     
     
    PROJETO DANÇARTE – SÃO FIDÉLIS
    O projeto acontece uma escola estadual e atende a 95 alunos entre 5 e 17 anos. Três vezes por semana, eles têm aulas de dança moderna, street dance, dança popular, dança folclórica, coreografias afro e dança clássica. “Se o aluno falta aula, vou até a casa dele saber se está doente, porque a mãe não levou”, diz a idealizadora do projeto, a animadora cultural Adriana Oliveira. Ela criou o Dançarte com oobjetivo de tirar as crianças e adolescentes da ociosidade e hoje o projeto é multiplicado por ex-alunos em escolas de outras cidades. Todo final de ano, tradicionalmente, há uma apresentação na quadra esportiva da cidade e a população contribui com doações. O sucesso de público é garantido.
     
     
    Educando e Musicalizando São Sepé - Pinheiral
    O projeto teve início em 2007, quando o músico Ramon Sant’Ana resolveu assumir a Banda de Música e Sociedade Recreativa de Pinheiral, fundada em 1957 e prestes a se desfazer. Hoje, atende a um total de 140 crianças e jovens em comunidades carentes de Pinheiral, distribuídos entre a banda de sopro e a orquestra de cordas. Mas quem pensa que se trata de um projeto de música clássica se engana, o repertório do grupo é diversificado, tocando desde Lady Gaga até Mozart. O projeto conta ainda com uma banda de tambores, composta por alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – da cidade.
     
     
    Grupo Teatro Novo – Niterói e Rio de Janeiro
    Essas oficinas de teatro voltadas para pessoas com deficiência intelectual (autistas e portadores de síndrome de down) acontecem em Niterói, no Clube Charitas, e no Rio de Janeiro, no Teatro Cacilda Becker, há cerca de 15 anos. O grupo conta com 60 alunos de 15 a 48 anos, que ensaiam duas vezes por semana. Os mais antigos, ou aqueles que se destacam, entram para a Companhia, que conta hoje com 15 atores. Eles fazem apresentações ao longo de todo o ano e já se apresentaram em várias cidades do Brasil, além de Estados Unidos, Colômbia e Peru.  “O teatro dá muita independência a eles, que passam a se sentir cidadãos de verdade”, diz a coordenadora, Cristina Guimarães.
     
    Livro no Ponto – Petrópolis e Rio de Janeiro
    Um livrão de madeira com dois metros de altura se abre no meio da rua e exibe prateleiras com aproximadamente mil livros novos, entre eles gibis, clássicos da literatura e lançamentos editoriais. Em uma bancada montada ao lado, o funcionário realiza o cadastro do leitor no computador e pronto, surge um novo conceito de biblioteca pública. A ideia foi implantada em 2009, na cidade de Petrópolis, onde já existem três módulos, situados em comunidades carentes. O número de livros emprestado chega a mil por mês. Além de incentivar a leitura entre a população, o projeto gera empregos para moradores.
     
    Lona na Lua – Rio Bonito
    “Se conseguimos colocar uma lona na lua, podemos montar uma lona em qualquer lugar”, é o que diz o ator Zeca Novais, idealizador do projeto que há cinco anos leva espetáculos teatrais para os quatro cantos de Rio Bonito, além de cidades vizinhas. Os atores são crianças e jovens que têm aulas de teatro, dança, música e capoeira gratuitamente, na sede do projeto, uma lona azul estrelada montada no centro da cidade.
     
    Mandala dos Saberes - Uma Tecnologia Social - Rio de Janeiro
    A Mandala dos Saberes é uma tecnologia social voltada para crianças, jovens e adultos, capaz de ser aplicada em qualquer espaço educacional: Ongs, Pontos de Cultura e escolas. O objetivo é contribuir para a ampliação do diálogo entre escolas e comunidades aproximando currículos acadêmicos das experiências culturais locais. Desde 2007, esta tecnologia é disseminada em nível nacional, para 10.042 escolas e cerca de 100 Pontos de Cultura. Os espaços-laboratório ficam na Casa da Arte Mangueira e em Vila Isabel, no Rio de Janeiro.
     
    Projeto Mestre Escola de Fantoche – Macaé
    Depois de fazer uma análise sobre a explosão demográfica ocorrida em Macaé, Raul Lavor percebeu a importância de criar um projeto que fosse pedagógico e lúdico ao mesmo tempo. Realizadas desde 2008, as oficinas de fantoche acontecem em quatro escolas municipais da cidade e têm o foco voltado para crianças de 10 a 12 anos. Cada oficina tem duração de seis meses, tempo em que os alunos produzem bonecos, roteiro e
    cenário das apresentações, realizadas no final de cada período. Em quatro anos, já foram realizadas cinco mostras em áreas de risco social e com a participação de 60 crianças.
     
    Plantando Ideias, Colhendo Soluções – São José de Ubá
    O projeto oferece cursos profissionalizantes de artesanato, corte e costura, e oficinas de teclado, violão, voz, flauta, cultura digital e arte cênica (teatro/fantoche) para mais de 10 comunidades da zona rural e urbana do município de São José de Ubá.  Implementado em 2010 com o objetivo de contribuir para a elevação do IDH da região, reduzir o índice de analfabetismo cultural entre os jovens, melhorar a qualidade de vida e diminuir o êxodo rural, o projeto conta com 158 inscritos, entre donas de casa, aposentados, lavradores e produtores rurais, e alunos das escolas públicas. Além disso, mais de 50 pessoas da comunidade acessam livremente a internet no Centro de Inclusão Digital.
     
    Projeto 5 Visões – Formação Técnica em Audiovisual  - Rio de Janeiro
    Desde 2007, jovens de 18 a 25 anos têm a oportunidade de ter uma formação profissional em carreiras ligadas ao audiovisual, na escola sediada na Fundição Progresso. Após 9 meses de aulas diárias, são formados maquinistas, técnicos eletricistas, cenotécnicos, marceneiros, camareiros, maquiadores e projetistas. Os alunos ganham bolsa, passagem, material didático e têm aulas com os melhores profissionais da área, além de receber acompanhamento pedagógico.
     
     
     
    PONTOS DE CULTURA
     
     
    Formação em Gestão Cultural Compartilhada - Petrópolis
    Realizada desde janeiro de 2010, em Petrópolis, esta ação tem como
    objetivo capacitar produtores e gestores culturais para que esses
    atuem no processo de consolidação da cultura da região e em toda a sua
    cadeia produtiva. O público-alvo é formado por afro-descendentes,
    estudantes da rede pública de ensino médio do Estado, adolescentes e
    jovens adultos em situação de vulnerabilidade social, populações de
    baixa renda, jovens em conflito com a lei e portadores de deficiência.
     
    Mandala dos Saberes - Uma Tecnologia Social - Rio de Janeiro
    A Mandala dos Saberes é uma tecnologia social voltada para crianças,
    jovens e adultos, capaz de ser aplicada em qualquer espaço
    educacional: Ongs, Pontos de Cultura e escolas. O objetivo é
    contribuir para a ampliação do diálogo entre escolas e comunidades
    aproximando currículos acadêmicos das experiências culturais locais.
    Desde 2007, esta tecnologia é disseminada em nível nacional, para
    10.042 escolas e cerca de 100 Pontos de Cultura. Os
    espaços-laboratório ficam na Casa da Arte Mangueira e em Vila Isabel,
    no Rio de Janeiro.
     
    Na Boa Companhia - Rio de Janeiro
    Realizada desde 2006, atualmente a ação acontece em duas escolas
    estaduais da cidade do Rio de Janeiro. O projeto oferece oficinas de
    audiovisual, começando pela fotografia, passando pelo documentário,
    forma e conteúdo, chegando a ficção e a animação. Também inclui cursos
    de teatro, com duas aulas semanais. Ao fim de cada ano letivo, é
    encenado um espetáculo por turma. Depois os espetáculos são
    apresentados em outras escolas, projetos, instituições públicas, etc.
    O foco é o público jovem, na faixa entre 14 e 25 anos, estudantes de
    escolas públicas do ensino médio, em geral oriundos de famílias de
    baixa renda. A ação atinge anualmente cerca 1000 pessoas, entre alunos
    regulares dos cursos, e o público dos espetáculos: familiares, amigos
    etc.
     
    Orquestra de Cordas da Grota, Multiplicando Talentos - Niterói
    Desde 2006 este projeto desenvolve um programa de formação técnica em
    música que transforma os alunos da rede pública de ensino em
    professores de música e em músicos. Eles atuam na própria comunidade,
    em eventos em locais públicos, e na Orquestra de Cordas da Grota.
    Atualmente com 300 alunos atendidos em 10 núcleos (em Niterói,
    Itaboraí e Maricá), o projeto replica, em outras comunidades em
    situação de risco, a experiência da Orquestra.
     
    Plantando Ideias, Colhendo Soluções – São José de Ubá
    O projeto oferece cursos profissionalizantes de artesanato, corte e
    costura, e oficinas de teclado, violão, voz, flauta, cultura digital e
    arte cênica (teatro/fantoche) para mais de 10 comunidades da zona
    rural e urbana do município de São José de Ubá.  Implementado em 2010
    com o objetivo de contribuir para a elevação do IDH da região, reduzir
    o índice de analfabetismo cultural entre os jovens, melhorar a
    qualidade de vida e diminuir o êxodo rural, o projeto conta com 158
    inscritos, entre donas de casa, aposentados, lavradores e produtores
    rurais, e alunos das escolas públicas. Além disso, mais de 50 pessoas
    da comunidade acessam livremente a internet no Centro de Inclusão
    Digital.
     
     
    Prêmio Rio Sociocultural:
     www.premioriosociocultural.com.br
    Informações: 21 2233 3690
     
     
    Fonte:
    Projeto Paralelo Comunicação
    (21) 2540 6960
    (21) 8861 2668
     

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