Coluna Kátia Velo: "Cada um no seu quadrado” de Marinice Costa

Kátia Velo
Colunista Intercambio Cultural Arts
Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea - Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Bacharel em Letras – Faculdade Anhembi/Morumbi – São Paulo/SP
Licenciamento em Letras – Faculdade Anhembi/Morumbi – São Paulo/SP


 


APAP/PR apresenta exposição “Cada um no seu quadrado” de Marinice Costa (Curitiba/PR)

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná - APAP/PR (Arcadas de São Francisco Sala 11, Rua Jaime Reis, 107 - Curitiba/ PR), realizará no próximo domingo (21), a partir das 11h, a abertura da exposição “Cada um no seu quadrado” da artista plástica Marinice Costa.

Sobre a exposição:
Na exposição “Cada um no seu quadrado”, Marinice afirma e ao mesmo tempo questiona a liberdade do artista em lidar com os problemas pictóricos próprios do processo da criação artística, como a composição, o equilíbrio e a cor.
Apresentando um conjunto de obras geométricas, em que, cada trabalho através das sobreposições, das linhas, dos contrastes, e dos planos diferenciados mostram uma visão espacial individualizada. A artista procura obter a saturação das cores através de sobreposições de camadas fluídas com formas bem determinadas. Cores estas que são minuciosamente selecionadas sempre buscando um contraponto, um contraste, um retorno, um eco... Como declara a artista: “Calculo o espaço, a composição, a cor, a forma, cada quadro uma maneira diferente de chegar ao resultado, dados isolados que tomam força na compulsão pelo fazer”. Como resposta a esta inquietude percebe-se que a pesquisa é uma das suas diretrizes principais e a racionalidade, característica marcante da sua formação, é a sua matéria prima.

Sobre a artista:
Marinice Costa, curitibana, formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, Bacharel em Pintura e Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), com especialização em Museologia pela mesma instituição. A artista é associada à APAP/PR e também faz parte do CACEV (Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato). Marinice tem participado de diversos Salões de Arte, Mostras Nacionais e Internacionais, Exposições coletivas e individuais durante os últimos anos. Foi premiada na VIII Mostra de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Curitiba, no 17º, 18º e 20º Salão de Arte do Clube Curitibano, na XVII e XVIII Exposição Nacional de Artes (Curitiba). Segundo o Mestre em Filosofia e Especialista em História da Arte, ensaísta e artista plástico, João Coviello: “A artista plástica Marinice Costa é uma artista que vive a experiência de se equilibrar entre a intuição artística e o trabalho intelectual que a pesquisa exige. A artista avança entre trabalhos geométricos, entre a procura pela exatidão da composição e entre as múltiplas possibilidades da abstração. As marcas de seu trabalho são visíveis e a mão da artista busca um objetivo ético: elas querem mostrar um fazer especial, que é diferente de qualquer outra atividade. Por isso a arte é uma forma de conhecimento especial. Assim, Marinice constrói seu trabalho de forma criteriosa, mas também sem esquecer o prazer estético.”

SERVIÇO:
“Cada um no seu quadrado” de Marinice Costa
Período da Exposição: De 21 de fevereiro a 12 de março de 2010.
Horário para visitação: De segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h30 e domingo das 11 às 13 horas.
Local: Galeria APAP/PR - Osmar Chromiec
Arcadas de São Francisco Sala 11, Rua Jaime Reis, 107 - Curitiba/ PR.
Telefone: (41) 3232-0408

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site