A exposição Einheit tem uma instalação que percorre os três andares do Instituto Cultural Germânico, e dialoga com as demais obras da exposição. "A terra dos poetas e pensadores" é uma composição de stickers de papel que representa a árvore do conhecimento do bem e do mal, ou as ideologias.
1º andar - Térreo
A terra dos poetas e pensadores
A instalação “A terra dos poetas e pensadores” faz referência a Hegel, quando ele afirma que “ao olhar a árvore se perde de vista a floresta” e ao pensamento de F.G. Herder, que acreditava ser a Alemanha o centro pedagógico da humanidade. Com duas guerras mundiais e a violência pelas paixões ideológicas que a sacudiram durante o século XX, foi inegável o papel de seus escritores, filósofos, artistas e visionários.
Como o fluxo de ideologias que vem do alto, alienando, e oprimindo, a estrutura de papel simboliza a árvore do conhecimento do bem e do mal e sua própria fragilidade, e só tem força enquanto não se conhece a realidade. A medida que as ideologias são apresentadas nos três andares da exposição, os elos vão se partindo e se rompem definitivamente diante da árvore da vida, onde são definitivamente quebrados e pode-se desfrutar a liberdade.
Serviço:
EINHEIT – comemoração de 20 anos da reunificação da Alemanha
Instituto Cultural Germânico
Av. Sete de setembro, 131 – Icaraí
2714-0879
17 de outubro à 12 de novembro, gratuito.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!