Coluna Lya Alves: dieta da proteína, a subversão nutritiva



Esta semana comecei a dieta, novamente. Da última vez qeu eu fiz, perdi 12 kg sem remédios em um mês e pouco e comendo feito um cavalo, aliás, cavalo, não porque alface não pode, mas feito uma leoa, mesmo. Amo esta dieta, de verdade. Rápida, contracultura, cheias de boatos e conspirações, pena que todo mundo resolve fazer aniversário com bolo de chocolate  quando eu começo.

Neste ano, foi pior: abertura dad Pizzaria Bella Sampa com degustação e aniversário da Bruna, minha aluna no CCA. E pra explicar que não pode nem um pedacinho? Ninguém aceita. Esta dieta, como diz Dr. Atkins, produz caráter.
Mas o mais legal dela é comprar  o livro e entender porque você engorda e porque a dieta funciona. E observar como os nuticionistas são seres terríveis e implacáveis com os gordos.

 Pra começar:  Ninguém tem o metabolismo igual. Oque funciona pra mim pode não funcionar pra você. então porque eles insistem em dar a mesma porcaria de dieta de pão integral com leite desnatado e yogurte no café da manhã? Algumas pessoas, como eu, simplesmente não podem comer pão quando querem emagrecer. Isto por conta dos carboidratos. Ninguém faz o favor de avisar que algumas pessoas são alérgicas a carboidratos. Claro, isto desmantelaria a indústria de alimentos refinados, que produz  lixo pra que a gente coma.

Ainda tem aquela história maluca de não beber água durante as refeições. nem uma hora antes, nem uma hora depois. Que hora eu bebo água, meu Deus? Se na dieta tem que comer de 3 em 3 horas, quando vou beber água? Numa hora estou cpomendo, nas outras duas que me restam são o antes e o depois, s´p posso beber água pelo soro, quando estiver dormindo?

Por isso, desconfie do seu nutricionista. Nutricionistas são preconceituosos. E se a dieta que ele te passou  não funciona, ele diz que você não se esforçou tanto...

Da última vez que fiz a dieta, o nível de colesterol no meu sangue estava baixíssimo, e meu café da mnhã era bacon, ovos, mortadela, maionese, café e meia xícara de leite integral. Perdo doze quilos. O almoço era uma orgia gastronômica. Mas o cardápio deixo pra outro dia.

No momento, quando vou ao mercado, entro pela sessão de cosméticos e saio pela sessão de limpeza. O corredor dos doces e biscoitos é proibido pra mim. Cada um tem sua loucura. vou desenvolvendo TOC de dietas. além de ficar stressada como todo mundo que está na dieta, fico sensível a cores. Vermelho e amarelo, laranja e amarelo, estas combinações sonho de valsa me tiram do sério e podem ser fatais numa dieta que não permite deslizes.

Mas a dieta da proteína tems eus momentos apoteóticos como o dia que eu e André (também de dieta no dia) fomos a uma churrascaria - porque estavamos de dieta.  Teve também um dia que a gente preparou um mega-giga-über café-da-manhã  e quando sentamos à mesa, eu disse:
"Espera! Esqueci a maionese! "- e a gente caiu na gargalhada!

André se fartou em toucinho de porco, orelha de porco, todas as partes comíveis do animal, Eu prefiro mesmo um franguinho-com pele.

Desta vez, nem me pesei. Todas as roupas estão apertadas. Estou parecendo uma gorducha Gauguin. Quando minhas roupas começarem a cair, considerarei a questão da balança.

Até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site