“Salas de Chuva”: artes visuais e cinema na Funarte Brasília, a partir de terça


A exposição Salas de Chuva, que explora a relação entre cinema e artes visuais, ocupa a Galeria Fayga Ostrower, no Complexo Cultural Funarte em Brasília. Com trabalhos dos artistas Dirnei Prates e Nelton Pellenz, que formam o coletivo Cine Água, a mostra foi contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 – Ocupação dos Espaços Funarte.


A mostra é composta por trabalhos documentados em vídeo e apresentados em diferentes suportes. Os artistas estabelecem relações entre o cinema e as artes visuais e propõem subverter as noções básicas do audiovisual. A chuva é o elemento discursivo do trabalho, potencializado pelo recorte da lente. Salas de Chuva pretende deslocar o espectador da ideia de assimilação rápida, própria da cultura virtual, para um estado de reflexão que surge a partir das relações com um tempo por vezes dilatado, por vezes congelado, por vezes apresentado quase como em tempo real.

Sobre os artistas – Dirnei Prates e Nelton Pellenz já participaram individualmente de diversos salões de arte, mostras de cinema e exposições nacionais e internacionais. Entre as propostas da dupla estão trabalhos em vídeo, fotografia, intervenção urbana e organização de mostras de cinema expandido em espaços pouco ortodoxos. Trabalham juntos desde 2006, quando organizaram a 1ª Livre – Mostra de Vídeos Experimentais, no Atelier Livre do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre/RS.

Além do Prêmio Funarte, receberam no ano de 2010 o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas pela exposição “Infiltração”; apresentaram a exposição “Cine Água” na Galeria Lunara, Usina do Gasômetro, participam da mostra “Livro de Pedra – artistas pelo caminho”, no MARGS / RS e organizam a mostra de vídeo “Torrente”, dentro da SEU (Semana Experimental Urbana) em Porto Alegre/RS. A dupla vive e trabalha em Porto Alegre.


SALAS DE CHUVA
Exposição
Cine Água – Dirnei Prates e Nelton Pellenz
Até 5 de dezembro
Local: Galeria Fayga Ostrower – Complexo Cultural Funarte em Brasília
Eixo Monumental Setor de Divulgação – Lote 2
Brasília – DF

Informações: (61) 3332-2076 / 3322-2029

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site