O dia em que o povo tomou a Câmara de Niterói - por Rafael Duarte



Os políticos costumam dizer que a Câmara de Vereadores é a Casa do Povo. Sabemos muito bem que não é assim que a banda toca. E ontem tivemos mais uma prova de que a maioria dos parlamentares não está nem aí para o que o povo pensa. A reivindicação dos movimentos sociais era apenas que houvesse debate. Eles solicitaram que se realizasse uma audiência pública para debater o projeto apresentado, no apagar das luzes de 2012, pelo prefeito Jorge Roberto que privatiza a gestão da saúde, educação, cultura, assistência social e esporte em Niterói.

A resposta da maioria dos vereadores: NÃO A AUDIÊNCIA PÚBLICA. Deixavam claro que estavam ali para obedecer a ordens do prefeito e não escutar a população. Diante da intransigência e da desfaçatez daqueles que se dizem representantes do povo, os movimentos sociais de Niterói não titubearam e fizeram história. Tomaram o plenário da Câmara de Niterói e mostraram aos vereadores que a política tem que ser feita com participação popular e não com negociatas e acordos escusos.



Os vereadores se retiram do plenário da Câmara. Se retiraram de um lugar que eles nunca deveriam ter entrado, pois legislar sem ouvir o povo não faz sentido! Nenhum sentido! Eles foram votar e aprovar a privatização da cidade numa sala fechada, cercada de policiais e com acesso proibido à população. A máscara de democracia dos caras caiu! Em sentido oposto os movimentos sociais de Niterói mostraram sua força.

Os vereadores que se mantiveram do lado do povo nesse processo (Renatinho, Leonardo Giordano e Waldeck) vão entrar na justiça pela invalidação dessa sessão arbitrária. Independente disso, os movimentos Ocupa Niterói, Fórum em defesa da Saúde Pública, usuários e trabalhadores da saúde mental, Sintuff, Aduff, CCOB e várias outras organizações apostam no fortalecimento da mobilização popular e já marcaram um encontro para traçar as próximas estratégias de lutas: quarta, 4 de janeiro, às 18h, no DCE-UFF.

A luta por uma cidade justa e democrática voltada para o bem do povo é uma luta de todos nós! Participe! Juntos podemos mudar! 

Veja as fotos desse dia histórico:

http://www.facebook.com/media/set/?set=oa.272251296166788&type=1


enviado por Rafael Duarte, via Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site