Ai, que saudades da Amélia

Bem, quando conquisto algo que desejei muito, ou quando venço uma batalha, sempre me pergunto "o preço" e se "valeu a pena"? "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena"- disse Fernando Pessoa, mas pra dizer que valeu a pena, precisamos avaliar o preço.
Por exemplo,só pra botar lenha na fogueira: nós mulheres conseguimos independência e direitos. Que ótimo. Mas após uma grande conquista como essa precisamos avaliar os prós e contras.

Por exemplo: conquistamos o direito de trabalhar e produzir. mas a mulher casada trabalha o dia todo, sai de casa 7:00h chega às 20:00h, tem que limpar a casa, lavar roupa, fazer comida e cuidar dos filhos, estudar para se manter no mercado de trabalho, estar impecavelmente bonita em público e disposta para o marido porque afinal, a concorrência é desleal, mais jovem, sarada, disposta e turbinada.
Vamos a Fernando pessoa, de novo:

"Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu."


O preço da independência é caro, não se enganem. Por causa dela, pagamos baby-sitters pra cuidar do nossos filhos, e negamos leite materno, saúde emocional e física a nosso filhos. Transferimos os nossos deveres  de esposa para outras mulheres e tudo bem, o salário delas está garantido. Assinamos a carteira delas, não é? Onde estamos espelhando nosso céu? 
Os homens continuam querendo apenas uma mulher de verdade. Sim, uma Amélia, é   oque eles querem. Porque Amélia não pagava baby sitter pra fazer a parte dela, não pagava faxineira, nem passadeira, nem cozinheira. Ela era competente. cuidava da casa  e do seu  homem. Não precisava fazer curso de sedução, ou strip tease para se afirmar como mulher. 

Amélia estava descansada, meninas. Depois de meio dia já tinha terminado suas tarefas de dona de casa e a partir daí era só descansar o corpinho lindo pra hora do seu amado chegar: ela estava bonita, cheirosa e pronta pra ele. Claro, não estava esgotada com a jornada de trabalho. Amélia não tinha vaidades capitalistas: não precisava de botox ou silicone. Mas por algum motivo, Amélia se foi. Não sabemos o motivo. Queria ter conhecido a Amélia pra perguntar.

Provavelmente ela está trabalhando - meio expediente. E arrumou um cara que não seja vacilão de deixá-la passar fome ou qualquer outra necessidade. Amélia não tinha vaidade no sentido de ser fútil. Mas deve estar uma coroa bonitona que não é louca de perder tempo com 44 horas semanais de trabalho. Deve estar por aí curtindo a vida adoidado, enquanto suas conterrâneas estão enfartando e amargando as consequências da menopausa.

Amélia deve estar por aí de férias em Cancun, bronzeadíssima,  ou cuidando dos netos e fazendo hidroginástica. Afinal, Amélia é que é mulher de verdade.  
Mulheres: olhai vossas motivações e avaliai o preço!

Está na hora de fazer a clássica pergunta: "foi bom pra você"? Conquistamos muitas coisas importantes, e ainda há muito oque conquistar. Mas nesse pacote de vitórias, precisamos repensar algumas coisas e avaliar nossas prioridades.

Pilotando o fogão, 


Lya Alves

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site