Coluna da Lya Alves: a arte de Stephen Wiltshire

Ontem foi a primeira aula no Clube Cláudia Alves(C.C.A.), em Piratininga, na minha turma há alunos com síndrome de down, um autista e um cadeirante. Lá não é uma escola, como o nome diz, é um Clube para socialização desta garotada. Em breve vou postar fotos pra vocês. Mas o autismo me despertou curiosidade, acabei achando o site de Stephen Wiltshire, autista.

Stephen Wiltshire é um artista que desenha e pinta paisagens detalhadas. Ele tem um talento especial para desenho realista, representações precisas das cidades, por vezes, só depois de ter observado os brevemente. Ele foi premiado com um MBE de serviços para o mundo da arte em 2006. Estudou Belas Artes na City & Guilds Art College. Seu trabalho é popular em todo o mundo, e é realizada em um número de importantes coleções. Stephen nasceu em Londres com os pais das Índias Ocidentais em 24 abril de 1974. Como uma criança que ele era mudo, e não se relacionam com outros seres humanos. Partir dos três anos, ele foi diagnosticado como autista. Ele não tinha nenhuma linguagem e viveu inteiramente em seu próprio mundo. Com cinco anos, Stephen foi enviado para Queensmill School em Londres, onde foi constatado que o único passatempo que ele gostava era de desenho. Logo se tornou evidente que ele se comunicava com o mundo através da linguagem do desenho, os primeiros animais, então os autocarros de Londres e, finalmente, construções. Esses desenhos mostram uma perspectiva magistral, e revelam um talento natural inato. A partir de oito anos, Stephen começou a desenhar paisagens depois que os efeitos de um terremoto (todos imaginários), como resultado das fotografias que está sendo mostrado de terremotos em um livro na escola. Ele também se tornou obcecado com ilustrações de carros clássicos americanos neste momento (o seu conhecimento é enciclopédico), e ele chamou a maioria dos principais marcos de Londres.
Os professores da Escola Queensmill encorajou-o a falar temporariamente tirar suas fontes da arte de modo que ele seria forçado a pedir para eles. Stephen respondeu, fazendo sons e, eventualmente, proferiu a sua primeira palavra - "papel". Ele aprendeu a falar completamente em nove anos de idade.
Em 1987, a BBC programa QED, 'The Foolish Wise Ones ", caracterizado talento surpreendente Estêvão. Stephen foi introduzido por Sir Hugh Casson (presidente da Real Academia passado), que o descreveu como "a melhor artista infantil na Grã-Bretanha". trabalho de Stephen desde então tem sido objecto de inúmeros programas de televisão ao redor do mundo. Ele tem sido destaque em vários livros, e seu próprio livro terceiro Floating Cities (1991) era o número um na lista de domingo Times Bestseller.
Enquanto isso, as obras de Stephen estavam sendo exibidos com freqüência em locais de todo o mundo. Em 2001 ele apareceu em um outro documentário da BBC, "Fragments of Genius", pela qual ele foi filmado sobrevoando Londres a bordo de um helicóptero e, posteriormente, completar uma análise detalhada e perfeitamente dimensionadas ilustração aérea de uma área de quatro quilômetros quadrados dentro de três horas. Seu desenho incluiu 12 monumentos históricos e 200 outras estruturas.
Em Outubro e Novembro de 2003, milhares se reuniram para a Câmara Galeria de Orleans em Twickenham, perto de Londres, Inglaterra, para ver a primeira grande retrospectiva da obra de Stephen. A exposição abrangeu o período de 20 anos, 1983-2003, e composta por 150 exemplos de desenhos de Stephen, pinturas e gravuras.
Em maio de 2005, na sequência de um curto passeio de helicóptero sobre Tóquio, ele desenhou um stunningly vista panorâmica detalhada da cidade em uma tela de 10 metros de comprimento, a partir da memória. Desde então, ele chamou a Roma, Hong Kong, Frankfurt, Madrid, Dubai, Jerusalém e Londres, em telas gigantes. O último desenho da série foi de sua casa espiritual, New York. Ele completou sua obra-prima no Pratt Institute, o colégio famoso de arte e design, em Nova York em outubro de 2009.
Em janeiro de 2006, foi anunciado que Stephen estava sendo nomeado pela rainha Elizabeth II como membro da Ordem do Império Britânico, em reconhecimento por seus serviços ao mundo da arte. Mais tarde naquele ano, abriu sua galeria permanente em Londres. Trabalho de toda a carreira de Stephen está permanentemente em exposição, juntamente com os originais e cópias novas disponíveis para venda na Galeria Stephen Wiltshire no Royal Opera Arcade, Pall Mall, Londres.
Veja mais em:  http://www.stephenwiltshire.co.uk/gallery.aspx

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site