Obra de Katia Velo ilustra Capa Projeto Música no Museu - Rio de Janeiro


Obra de Katia Velo ilustra Capa do Projeto Música no Museu do Rio de Janeiro
Música no Museu é a versão brasileira do que acontece  nos mais representativos museus no mundo como Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Prado (Madrid), entre outros onde busca-se aliar, enaltecer e fortalecer as artes visuais e a música. A cada mês, um artista é convidado para ilustrar a programação mensal dos concertos e a seleção está sob a coordenação da artista plástica Sonia Madruga. Vários artistas já ilustraram a capa do projeto Música no Museu como  Ziraldo, Miguel Paiva, Mário Mendonça, Vergara, Carlos Bracher, entre outros importantes artistas.

Para ilustrar o mês de março, Sonia convidou a artista plástica, professora e colunista Katia Velo que declarou "Fiquei muito feliz com o convite e mais ainda com o resultado ao ver a capa pronta."


MÚSICA NO MUSEU
Mais informações: www.musicanomuseu.com.br ou (21) 2253-8645

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Maiores informações sobre o MM:
Música no Museu - a democratização do acesso à cultura.
A palavra museu vem do latim museum, que por sua vez é derivada do grego mouseion, que se refere a um lugar ou a um templo dedicado às Musas - divindades na Mitologia grega que inspiravam e protegiam as artes e o projeto Música no Museu resgata a essência deste sentimento. E o que acontece quando se une música ao museu? Agrega-se valor cultural porque nele inclui-se história, arquitetura, artes plásticas tendo a musica como elo. E como é gratuito dá-se, verdadeiramente, a democratização do acesso à cultura.

Música no Museu é a versão brasileira do que acontece nos mais representativos museus no mundo como Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Prado (Madrid), entre outros onde busca-se aliar, enaltecer e fortalecer as artes visuais e a música.

Inaugurada em 1997 pelo violonista Turíbio Santos, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) no Rio de Janeiro,Música no Museu é uma série de concertos gratuitos que busca privilegiar a música de boa qualidade, sem preocupações em classificá-la, portanto da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros, de Bach, Beethoven, Mozart e Debussy a Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Astor Piazzolla e Gershwin, todos já passaram pelos palcos de Música no Museu, na interpretação dos melhores solistas, grupos brasileiros e alguns internacionais, ou seja, uma missão quase impossível, oferecer espetáculos de alto nível artístico a custo zero. No entanto, tudo isto só está acontecendo, pois o idealizador, Sergio da Costa e Silva, Advogado e Administrador de Empresas, Diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro e amante das artes declarou "Meu sonho é ver o Projeto Música no Museu em todo o Brasil" e consolidou o projeto no qual mescla músicos da maior expressão(Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Artur Moreira Lima, Luiz Carlos de Moura Castro, Antonio Menezes, Paulo Moura, Clara Sverner, Miguel Proença, Yamandu Costa etc etc) com jovens talentos, estes representando 30% do total que hoje já supera 3.000 músicos. A estes jovens, aliás, dedica especial atenção promovendo um concurso já na 4ª. versão cujos vencedores vem recebendo um bolsa de U$105 mil da James Madison University, na Virginia- uma escola Stenway.

Dividido em temporadas anuais seguindo um calendário das estações, como Concertos de Verão (janeiro/março), Concertos de Outono (abril/junho), Concertos de Inverno (julho/setembro), Concertos de Primavera (setembro/novembro), além de Grandes Concertos de Natal (dezembro), nelas, mês a mês enfatiza um tema, principalmente as datas redondas de músicos consagrados, a Música Antiga etc) ou naipes (cordas, sopros,pianos,voz,metais) mas aí partindo para iniciativas ousadas mas já consagradas no panorama da música clássica mundial: em maio, mês das harpas,o RioHarpFestival (já na sua 6ª.versão) e novembro, nos sopros, o Festival Internacional de Sopros (já na 2ª. versão) quando aqui acorrem musicos de grande prestigio internacional.

Realizado há mais de treze anos, especificamente desde dezembro de 1997, Música no Museu que atualmente conta com a participação de quarenta e dois dos melhores Museus e Centros Culturais da cidade maravilhosa, como o Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Museu Internacional de Arte Naïf do Rio de Janeiro, MAM - Museu de Arte Moderna, Museu da República além de centros culturais, palácios e de igrejas todos de notório valor cultural e artístico.

Em 2002, os horizontes ficaram ainda mais amplos quando sua programação estendeu-se para São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, entre outras cidades na vertente Sul/Sudeste e ampliada para o Norte e Nordeste a partir de 2006 com concertos em todas as capitais de Salvador a Manaus mas também em cidades emblemáticas como Olinda-Pe, São Cristóvão (a quarta cidade mais antiga do Brasil) e Laranjeiras-Se. Hoje pode-se dizer que Música no Museu faz concertos de norte a sul do Brasil.

Desde 2004 vem varando fronteiras com concertos na Europa, América do Norte, África e Ásia e, entre outros, cidades da França, Portugal, República Tcheca, Nova Iorque, Washington (USA) Espanha,India, e, encerrando a temporada de 2010, no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Para 2011, além da volta ao Carnegie Hall, estão previstos concertos em cidades de Portugal, Espanha,USA, além da Australia, Irã e Siri Lanka. A versão internacional tem o apoio do Ministério das Relações Exteriores e das nossas Embaixadas nestes países.

Neste período coleciona prêmios e honrarias, Ordem do Mérito Cultural, honraria máxima da cultura brasileira, decreto do Presidente Lula assim como o Premio Urbanidades concedido pelo IAB e o título de Embaixador do Rio de Janeiro, da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. Já em 2009 recebeu homenagens da Liga Israelita e a Medalha Henrique Gregory, do Museu Histórico Nacional, juntando-se ao Golfinho de Ouro e o Prêmio Cultura Viva, da Unesco, Top of Business, Destaque de Turismo em Minas Gerais, inúmeras manifestações no Senado, Camada dos Deputados, Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e a homologação do record de concertos pelo Rank Brasil, a versão brasileira do Guiness Book como a maior série de música clássica do Brasil.

Música no Museu tem o apoio do MinC, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A cada mês, um artista é convidado para ilustrar a programação mensal dos concertos e a seleção está sob a coordenação da artista plástica Sonia Madruga. Vários artistas já ilustraram a capa do projeto Música no Museu entre eles Sonia Madruga, Ziraldo, Vergara, Carlos Bracher, Miguel Paiva, Isabela Francisco, Jorge Cresta Guinle, Oscar Araripe, Malena Barretto, Horacio del Valle, Gilda Basbaum, Mario Mendonça, Marcelo Frazão, Solange Palatnik, Andrea Brandani, Márcio Atherino, Robson Reis Marques e Paulo Villela. Sobre o projeto, a artista plástica Sonia Madruga destaca "O projeto tem uma energia maravilhosa e se embeleza ao agregar as artes plásticas. Um prazer para mim apoiar".

Mais informações: www.musicanomuseu.com.br ou (21) 2253-8645



K A T I A V E L O artista visual, colunista, professora e assessora de comunicação www.guiasjp.com/katiavelo www.inconfidencial.com.br link Katia Velo www.cn10.com.br cel.: 55 41 8408-6452


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site