Pintura de grande mural de graffiti na Fundação Roberto Marinho


A Nami é uma Rede feminista que pretende usar as artes urbanas para promover os direitos das mulheres. Com pouco mais de um ano de fundação, a Nami já realizou ações em todo o Rio de Janeiro atingindo diretamente mais de 1.200 mulheres. São oficinas, murais, palestras e performances que refletem a forma como pensamos a mulher em nossa sociedade. Neste tempo, o sucesso da Rede é tão grande que sua idealizadora, a grafiteira Panmela Castro foi homenageada com 2 prêmios internacionais em direitos humanos: O Vital Voices Global Leadership Awards em 2010 em Washington DC, e este ano com o DVF Awards em Nova York.
O projeto da Agência Nami Graffiti oferece formação e insere mulheres no mercado de trabalho carioca através de parcerias e agenciamento. As empresas, pessoas e organizações que contam com os serviços da Agência, estão contribuindo com os projetos da rede na promoção da cidadania feminina. Só em 2011 a Rede conta com clientes de peso como a Secretaria Estadual de direitos humanos, Sesc e Petrobrás! Alguns trabalhos podem ser conferidos em nosso site – www.redenami.com – Incluindo a maravilhosa campanha “Quem ama Abraça”pela Redeh e Instituto Magna Mater em parceria com o Metrô Rio e a Rede Globo. Para 2012, estamos contando com um novo grupo de mulheres que será lançado na Exposição Nami Graffiti que contará com pinturas, desenhos, fotografias e objetos. Serão exibidos 07 murais grafitados pelas artistas e convidados além da apresentação de uma performance do Teatro Nami. A esquete que fala sobre as relações de gênero acontecerá durante o vernissage que estará aberto ao público a partir das 18hrs do dia 10 de fevereiro. Será realizada a cerimônia de formação dos dois cursos oferecidos pela Rede: A oficina de graffiti e o programa de formação feminista.

A oficina de graffiti aconteceu durante três meses no espaço do Conselho Estadual de Direitos da Mulher, o CEDIM e contou com a presença de 55 novas e antigas artistas. Na oficina as artistas aprimoraram sua técnica com spray, estudaram a história do graffiti e tiveram palestra com artistas do primeiro escalão do graffiti brasileiro como Toz da Fleshbeck Crew e Binho e Tinho de São Paulo, além de pensar a arte contemporânea com a crítica de arte Daniela Labra. Finalizando a oficina, as alunas artistas estão participando de um estágio como auxiliares em uma pintura na Fundação Roberto Marinho que aconteceu nos dias 11, 12 ,14 e 15 de fevereiro com importantes nomes do graffiti carioca como Kajaman, Eduardo Denne e Fleshbeck Crew. Desta pintura também participam como artistas 7 profissionais da Nami como parte do programa de inserção no mercado profissional do graffiti.

Pintura de grande mural de graffiti

Com: Anarkia, Airá, Akuma, Br, Cacá, Denne, Di, Lya Alves, Joana César, Julia Suav,
Kajaman, Piá, Tahiam, Vanessa Rosa + 22 alunas ajudantes da Oficina Rede Nami.
Informações: redenami@gmail.com , 77595550, Panmela Castro
Oficinas de Graffiti Temático Rede Nami na comunidade do Borel
Quando: 07, 08, 11, 14 e 15 de fevereiro.
Veja + fotos do painel.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site