Exposição traça “Retrospectiva” de Katia Velo



Até 18 de março, está em cartaz a mostra “Retrospectiva” da artista plástica Katia Velo, no Shopping São José. Em todas as etapas a artista perpassa por motivos florais, formas curvilíneas e orgânicas com forte apelo ornamental, através de uma linguagem simbólica de feminilidade e decoração rítmica.  Na exposição serão apresentadas obras das mostras: Símbolos, Arabescos, Adornos e Tapisserie.

A exposição Símbolos parte de uma visão pessoal para atingir um sentido universal. Foram escolhidos símbolos como, os peixes (foto) utilizados na era paleocristã representando ‘Jesus Cristo de Deus Filho Salvador’ (utilizando-se em grego as iniciais ichtus); entre outros.
Arabescos é inspirada na arte islâmica que teve grande influência indiana, bizantina e chinesa que no princípio, realizava representações figurativas, mas aos poucos estas figuras foram abstraindo-se. A artista também analisou os trabalhos da artista plástica carioca Beatriz Milhazes pela busca da beleza e composição conceitual. 
Já na exposição Adornos  a artista utiliza objetos femininos como pingentes, brincos colares, entre outros objetos ornamentais, buscando o prazer estético, desejando provocar encantamento.
Tapisserie são trabalhos onde os desenhos são sobrepostos com camadas sucessivas de tintas, que resultam em variados efeitos de textura. À medida que a artista realizava a pintura e neste constante, pintar e repintar, foi deixando marcas e formas na tela que deixaram a obra similar a um tapete gasto, velho, onde o registro do tempo fica impresso no objeto.
E, finalizando, Adornos Maria Antonieta foram feitos após assistir ao filme com o mesmo título de Sofia Coppola, a artista busca explorar o ambiente exageradamente supérfluo e nouveau de Maria Antonieta através de sapatos e jóias.
Katia Velo é natural de São Paulo e em sua cidade natal exerceu entre 1986 e 2002 diversos cargos em empresas multinacionais e nacionais e atuou também como professora particular e concursada na rede pública de ensino.
No Paraná desde 2003, ocupou em 2004 o cargo de chefe de divisão de artes plásticas, música, dança e literatura na Secretaria Municipal de São José dos Pinhais; entre 2005 e 2009 foi vice-diretora de marketing e diretora de comunicação na Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná - APAP/PR; instituição que é associada. 
Desde 2005, faz parte do grupo de artistas visuais do Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato – CACEV. É especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Embap, Bacharel e Licenciada em Letras e Tradução pela Universidade Anhembi e Morumbi/SP. Realizou cursos de especialização em educação pela Universidade de São Paulo (USP). 
Além das artes plásticas, Katia Velo dedica-se as aulas de arte em escolas particulares , Sion Solitude em Curitiba e Evolutiva em São José dos Pinhais. Desde 2006 atua como colunista cultural em  colunas virtual no GuiaSJP e impressa no Jornal Metrópole.

Serviço:

Local: Shopping São José
Endereço: Rua Izabel A Redentora, 1434 - Centro São José dos Pinhais
Data: De 29 de fevereiro a 18 de março de 2012
Preço: Entrada Franca

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site