Alma Brasileira, exposição de Lya Alves na Aliança Francesa de Niterói

Lya Alves expressa em suas telas a essência brasileira: a alegria contagiante e a esperança. A exposição reúne recentes trabalhos da artista que já realizou exposições em Portugal, Itália, Uruguai, (Alemanha, EUA e Japão até o final do ano), além de grafitar muros em Niterói, onde suas pin-ups brasileiras já são familiares em alguns espaços da cidade.

Sua pintura é “mestiça”, assim como suas pin-ups
que apresentam estampas em chita e rendas que fazem referência ao artesanato brasileiro, sendo influenciada pela linguagem simbólica do francês Odilon Redon e pelo claro-escuro do italiano Caravaggio, de onde artista criou evoluiu para o claro-claro: luz sobre luz. A artista se apropria de outras mídias para compor seu trabalho como fotografias, computador e mesa de luz, numa linguagem pop com influência de arte urbana.

A artista apresenta seu universo de cenários escatológicos, simbolismos e iconografia cristã, buscando retratar seu tempo através das emoções e cores, sem pretensão de ser um espelho fiel, mas um auto-retrato. Em primeiro plano, espuma e água; em segundo, céu. Em terceiro plano: céu acima do céu, onde há construções semelhantes a catedrais góticas, prédios e ferragens incandescentes, que representam a vida urbana, e emitem pequenos pontos de luz (sinais) para um local ainda mais alto, mas não visível.

Vernissage: 11 de março de 2010
Visitação: 12 de março a 13 de abril.
Galeria 52 – Aliança Francesa de Niterói
Rua Lopes Trovão, 52 – 2º andar – Icaraí
Info: (21)2610-3966/(21)2609-8275

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site