Se você já se perguntou porque os personagens da Guerreiros de Deus são magros, diferente do padrão hipertrofiado da Marvel/DC, a resposta é: Moebius. Quando menina, conheci as revistas do Blueberry e me apaixonei pelo traço do Moebius, que até hoje influencia meu trabalho. Recentemente, andei bebendo dessa fonte novamente porque como a Guerreiros de Deus é em preto e branco, queria um traço diferente e precisei rever meu traço.
(Blueberry de Moebius e Eliseu,da Guerreiros de Deus: canelinha fina forever)
(Cenário GD e cenário Blueberry: adoro as rochas do Moebius)
Em homenagem ao genial artista Jean Giraud, falecido no dia 10 de março de 2012, que se tornou conhecido por seus pseudônimos Moebius e Gir, a Escola Técnica de Artes Visuais - Casa dos Quadrinhos abriu a exposição Lendas de Moebius, a partir do dia 26 de março de 2012.
Famoso por seus trabalhos nos quadrinhos como Tenente Blueberry, Incal, Arzach, Garagem Hermética, o especial do Surfista Prateado, co-fundador da histórica Métal Hurlant – que originou a revista Heavy Metal, além de trabalhos para o cinema em filmes como Willow, Tron, Alien, O Quinto Elemento, Moebius foi um dos mais talentosos e marcantes artistas do século XX.
A exposição traz pôsteres, álbuns e revistas nacionais e francesas de coleção particular e homenagens de artistas mineiros.
Entretanto o carro chefe da exposição são as impressões, já esgotadas, da raríssima coleção Legends of Arzach, lançada pela extinta editora Tundra na década de 90.

Exposição: Lendas de Moebius – Uma homenagem da Casa dos Quadrinhos
Abertura: 26/03/2012 – Entrada Franca
Casa dos Quadrinhos
Av. João Pinheiro, 277 – Funcionários
Belo Horizonte. Tel: 3224-0040
4 comentários:
Essa semana estava lendo uma revista que falava sobre o Moebius. Excelente fonte de inspiração Lya, Moebius é o cara!
Microscopicamente (João 3.30),
Walter Filho
http://blogdowaltim.blogspot.com
Valeu, Walter, obrigada!
Prezada Lya,
também sou fã do Moebius desde que li A Garagem Hermética e Surfista Prateado.
Sua elegância no desenho, a capacidade de mudar seu estilo de acordo com a história, fizeram dele uma referência a todos que vêem quadrinhos como arte e não apenas entretenimento.
Aliás, admiro sua coragem de criar uma HQ criativa, contemporânea e bem-humorada. No nosso meio cristão, a maioria vai pelo caminho mais fácil e seguro de fazer histórias bíblicas em quadrinhos. Para muitos, misturar humor e fé é quase heresia.
Deus te abençoe e continue te inspirando!
Em Cristo,
Robson Rocha
www.comunicarteei.blogspot.com
Muito obrigada, Robson,vindo de quem ganhou o Prêmio Areté em 2007, é um elogio de peso. O Moebius é fantástico mesmo. E sim, é um desafio fazer a Guerreiros, mas estamos vencendo e em abril sai a versão impressa.Gostaria muito de ver vc no lançamento da revista no Rio de janeiro.
Abç
Paz!
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!