Guerreiros de Deus e Moebius.


Se você já se perguntou porque os personagens da Guerreiros de Deus são magros, diferente do padrão hipertrofiado da Marvel/DC, a resposta é: Moebius. Quando menina, conheci as revistas do Blueberry e me apaixonei pelo traço do Moebius, que até hoje influencia meu trabalho. Recentemente, andei bebendo dessa fonte novamente porque como a Guerreiros de Deus é em preto e branco, queria um traço diferente e precisei rever meu traço.

(Blueberry de Moebius e Eliseu,da Guerreiros de Deus: canelinha fina forever)
(Cenário GD e cenário Blueberry: adoro as rochas do Moebius)
Em homenagem ao genial  artista Jean Giraud, falecido no dia 10 de março de 2012, que se tornou conhecido por seus pseudônimos Moebius e Gir, a Escola Técnica de Artes Visuais - Casa dos Quadrinhos abriu a exposição Lendas de Moebius, a partir do dia 26 de março de 2012.
Famoso por seus trabalhos nos quadrinhos  como Tenente Blueberry, Incal, Arzach,  Garagem Hermética, o especial do Surfista Prateado, co-fundador da histórica Métal Hurlant – que originou a revista Heavy Metal, além de trabalhos para o cinema em filmes como Willow, Tron, Alien, O Quinto Elemento, Moebius foi um dos mais talentosos e marcantes artistas do século XX.
A exposição traz pôsteres, álbuns e revistas nacionais e francesas de coleção particular e homenagens de artistas mineiros.
Entretanto o carro chefe da exposição são as impressões, já esgotadas, da raríssima coleção Legends of Arzach, lançada pela extinta editora Tundra na década de 90.
A coleção traz reinterpretações dos famosos personagens de Moebius feitas por artistas de primeira linha como Joe Kubert,  Mike Mignola, Katsuhiro Otomo, Bryan Talbot, Charles Vess, Will Eisner,  Jaime Hernandez, Kevin O'Neill, Michael Zulli, Stephen R. Bissette, Dave Gibbons, Hayao Miyazaki, Bill Sienkiewicz, Walt Simonson, John Buscema, David Mazzucchelli,  Jon J Muth e  P. Craig Russell.

Exposição: Lendas de Moebius – Uma homenagem da Casa dos Quadrinhos
Abertura: 26/03/2012 – Entrada Franca
Casa dos Quadrinhos
Av. João Pinheiro, 277 – Funcionários
Belo Horizonte. Tel: 3224-0040

4 comentários:

Walter Filho disse...

Essa semana estava lendo uma revista que falava sobre o Moebius. Excelente fonte de inspiração Lya, Moebius é o cara!

Microscopicamente (João 3.30),

Walter Filho

http://blogdowaltim.blogspot.com

Lya Alves disse...

Valeu, Walter, obrigada!

Robson Rocha disse...

Prezada Lya,

também sou fã do Moebius desde que li A Garagem Hermética e Surfista Prateado.

Sua elegância no desenho, a capacidade de mudar seu estilo de acordo com a história, fizeram dele uma referência a todos que vêem quadrinhos como arte e não apenas entretenimento.

Aliás, admiro sua coragem de criar uma HQ criativa, contemporânea e bem-humorada. No nosso meio cristão, a maioria vai pelo caminho mais fácil e seguro de fazer histórias bíblicas em quadrinhos. Para muitos, misturar humor e fé é quase heresia.

Deus te abençoe e continue te inspirando!

Em Cristo,

Robson Rocha
www.comunicarteei.blogspot.com

Lya Alves disse...

Muito obrigada, Robson,vindo de quem ganhou o Prêmio Areté em 2007, é um elogio de peso. O Moebius é fantástico mesmo. E sim, é um desafio fazer a Guerreiros, mas estamos vencendo e em abril sai a versão impressa.Gostaria muito de ver vc no lançamento da revista no Rio de janeiro.
Abç
Paz!

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou sua opinião, é com você que esse espaço cresce!

Blogs que amamos.

A Patotinha do site